Qual a qualidade do Ouro Português?

O “Ouro Português” tem 19.2 quilates (significa 800 permilagem) e não é “ouro puro”.

Ouro puro tem 24 quilates (999 permilagem) e não é nada comum ser utilizado em peças de joalharia.

Além da pergunta se o ouro Português é melhor, a outra questão muitas vezes levantada é qual a qualidade do Ouro Português. Vamos explicar.

O Ouro Português possui 19.2K (800 permilagem), e em termos de ourivesaria, é o melhor da Europa. Embora seja possível construir peças em 22k é raro encontrar essas peças fabricadas na Europa.

Todo o Ouro em Portugal, passa pela Contrastaria (Casa da Moeda), onde através de um punção é aplicado uma marca.

3 Marcas em anel de Ouro

3 Marcas em anel de Ouro

Essa marca de pequenas dimensões, que através de lupa é possível observar, possui diferentes símbolos e numerações. A marca é posta em função de análise efetuada, tendo em conta o tipo e a qualidade do metal. É colocada uma segunda marca pelo próprio fabricante da peça. Em certos casos pode existir uma terceira e quarta marca.

Veja o que significa 3 marcas numa peça de ourivesaria.

Os diferentes quilates do Ouro em Portugal

O ouro puro possui 24 quilates, ou seja, tem 999 permilagem de pureza. Podemos encontrar esta qualidade em algumas barra de ouro e moedas comemorativas.

O ouro puro (24 quilates), não é uma boa escolha como material para moldar, para trabalhar e utilizar ao construir peças de joalharia.

Em Portugal, para aplicações em peças de joalharia, sempre foi utilizada a liga de ouro 19.2 quilates (800 permilagem). Isso quer dizer que uma peça é constituída por uma liga de 80% de ouro, com mistura de 20% de outros materiais (usualmente prata e cobre).

Barras de ouro

 

A mistura de ouro com outros materiais, forma uma liga que é adequada para trabalhar, moldar, fazer jóias duráveis e mesmo dar a tonalidade pretendida.

Na generalidade das moedas e das barras de ouro é usado, respetivamente, ouro de 22 quilates e de 24 quilates.

No final do Séc. XIX o ouro de 18 quilates (750 permilagem), e de 14 quilates (585 permilagem), era permitido utilizar em caixas de relógios, óculos e lunetas.

No final do Séc. XX, e de forma a dar resposta às necessidades do mercado de exportação, a Contrastaria veio permitir ouro de 18 quilates (750 permilagem), 14 quilates (585 permilagem), e 9 quilates (375 permilagem) para exportação

 

Com a entrada na União Europeia, essas qualidades de ouro passaram também a ser vendidas em Portugal.

As marcas no Ouro em Portugal

Abaixo vemos dois quadros com as marcas no ouro em Portugal. Essas marcas são aplicadas no ouro verdadeiro. 

Em 1985 deixa de existir a marcação específica para marca de ouro branco. Note-se que, o símbolo utilizado era distinto para o Ouro Português e para o chamado “ouro para exportação”. O ouro para exportação era representado por uma andorinha, simbolizando a ave que migra. 

A partir de 1998, é regulamentado a possibilidade de vender ouro de outras qualidades em Portugal, designadamente de 18, 14 e 9 Quilates. Esta alteração provêm dos tratados com a Comunidade Europeia.

Em 2021 o símbolo da marca de ouro muda para uma cabeça de carneiro.

Marcas de contraste do ouro em Portugal a partir de 1985 até 2021

Marcas de contraste da qualidade do ouro em Portugal de 1985 a 2021

Marcas de contraste do ouro em Portugal a partir de 2021

Marcas de contraste da qualidade do ouro em Portugal a partir de 2021

A qualidade mínima dos diferentes quilates é estabelecido por legislação Nacional e Europeia. Antes de ser colocado na rede de comércio, o fabricante tem de entregar as suas peças à Contrastaria para a sua verificação e respetiva marcação.

A cor de uma peça de Ouro, não está ligada à qualidade do mesmo, mas à composição da sua liga. No caso, por exemplo, do Ouro Rosa a peça possui os usuais 800 permilagem de Ouro, no entanto há uma alteração da liga que passa ter mais materiais brancos, como a prata ou platinas (metais claros/brancos). É a liga que permite criar peças com tonalidades distintas.

Saiba a razão do ouro possuir diferentes tonalidades.

A qualidade do Ouro Português

Conforme já foi referido, o Ouro Português possui 19.2 quilates, e não é 100% Ouro Puro. Ouro Puro é o ouro de 24 quilates. Pelo Ouro Português possuir 19.2 quilates (800 permilagem), é descrito como sendo ouro com qualidade superior. E isso é verdade, a liga possui mais 5% de ouro quando comparado com o ouro internacional de 18 quilates (750 quilates).

Dessa forma podemos dizer que o Ouro Português é superior.

Em todos os locais autorizados para Venda e Compra de Ouro, terá de estar disponível para o público, e em local bem visível, o quadro oficial das Marcas Legais das Contrastarias Portuguesas. Também tem de estar disponível, a pedido, uma lupa. Dessa forma sempre que desejar pode verificar as marcas e ficar elucidado do que está a comprar ou vender. Se desejar pode passar na nossa agência e pedir a lupa, ou outros esclarecimentos que deseje.

Sobre a qualidade do ouro em Portugal. mulher com vestido cerimonial similar ao indiano, com joias de ouro

A qualidade do ouro varia ao longo do globo

A nossa empresa compra Ouro usado, compra Pratacompra Relógios de marcas prestigiadas

Visite-nos para uma avaliação para venda gratuita. Não compramos Paládio ou Platina.

Se precisa vender Ouro pagamos em Dinheiro na Hora, visite as nossas agências na Amadora, em Almada, Benfica e Moscavide –  Avaliação para venda é gratuita. Com bastante estacionamento e vários transportes perto. 

E veja as 5 dicas para vender ouro usado em Portugal.